O marketing digital não está trazendo resultados. E agora?
N ão aguentamos mais ver pequenas empresas lutando para conseguir algum retorno sobre seus investimentos e estamos procurando (verbo no gerúndio, pois é uma busca constante – será que terá fim?) entender as maiores dificuldades na busca da efetividade.
A dura verdade é que nenhuma agência de publicidade irá te contar: é difícil vender nas redes sociais. É claro que isso depende bastante do setor que você atua (se for vestuário, por exemplo, é provável que seja mais fácil) e, especialmente do tanto que você quer investir (se você quiser vender muito só no orgânico, não preciso nem falar nada, né? Parece absurdo mas tem gente que ainda tenta).
Mas a realidade é que, mesmo com muitas promessas de altas vendas, o maior benefício das redes sociais é mesmo o de informar e se relacionar com os consumidores (branding).

Como usar as redes sociais de forma estratégica?
Hoje as redes sociais são necessárias. No entanto, é um trabalho de longo prazo. A não ser que o investimento seja muito alto, será praticamente impossível vender milhões com poucos meses de presença digital, e vi muita gente não entendendo isso. A mensagem principal que eu quero deixar aqui é: se as vendas estiverem difíceis nas redes sociais, calma. Construa uma base sólida, entregue conteúdo relevante e tenha paciência. Não é do dia pra noite e nem tão fácil como parece.
Você pode fazer posts comerciais, conseguir vendas por um período de tráfego pago. Mas a verdade é que elas caem logo em seguida se não houver um investimento maior na sua marca. Daí a importância de criar conteúdo de valor para o usuário.
E como fica minha marca nessa história?
Ainda sobre branding, um adendo importantíssimo: não é porque as mídias não estão convertendo que elas não são importantes. As pessoas nem sempre olham uma rede social e já compram um produto, o que não significa que aquela rede não a influenciou na compra final. As jornadas de compra são tão diversas e não é só o último clique da pessoa que deve ser considerado para entender se a venda foi mesmo efetiva ou não. É bem comum ouvir pessoas dizendo “Facebook não está me dando retorno, vou investir só em Google”, só que aí o tráfego do Google cai também. Isso porque uma coisa influencia a outra e embora o Google seja mais efetivo no final da jornada de compra, o Facebook pode ser uma boa estratégia de topo de funil. Então a dica é: não “desligue” as redes sociais só porque a conversão não veio delas. Analise com mais calma e nunca uma única métrica sozinha.

O marketing não é um bicho de sete cabeças…faça o básico bem feito
Se o marketing digital não está trazendo resultados, a presença digital é apenas uma parte da equação; é fundamental considerar o quadro completo. Essa compreensão tornou-se evidente quando um consultório odontológico expressou insatisfação com os resultados do marketing digital. “Queremos X posts”, afirmaram. Contudo, ao explorarmos a essência de sua preocupação em atrair novos clientes, questionamos: “Vocês operam em um prédio espaçoso e bem localizado. As pessoas que trabalham e moram aqui conhecem os serviços oferecidos?” E a resposta foi previsível: não.
Então, não seria claro que, em vez de investir exclusivamente em marketing digital para atrair pessoas de longe, poderiam explorar estratégias simples? Poderiam colocar um cartaz com anúncio no elevador do prédio, estabelecer parcerias com empresas locais ou realizar outras ações motivadoras para que os pacientes existentes trouxessem novos pacientes?
Agora, pense no seu negócio. Todos ao seu redor sabem o que você oferece? O mundo é uma grande família, e as conexões pessoais são poderosas.
As pessoas são, sem dúvida, a melhor maneira de atrair novos clientes. Em relação às indicações, o boca a boca ainda é (e sempre será, na nossa opinião) a melhor forma de marketing. Especialmente para empresas pequenas e, inclusive, em cidades do interior, esse método se mostra ainda mais eficaz.
Muitas vezes, no mundo digital, as pessoas, ao buscar alcançar o mundo inteiro, esquecem-se dessa lição básica: e a sua rede de contatos? E seus amigos? Familiares? Eles podem ser a porta de entrada rápida para atrair mais pessoas.
Não existe marketing, seja digital ou não, que faça milagres se você oferece um produto ou serviço ruim. Portanto, a atenção ao “P” de Produto é fundamental. No caso de serviços, esse cuidado é ainda mais delicado. Desculpe-nos pela franqueza, mas aprendemos que há muita competição no mercado. Em relação a um serviço, muitas vezes, basta realizar o básico com excelência, no prazo combinado.
Combine isso com um excelente tratamento aos clientes, e o resultado será certo: muitas indicações e novos trabalhos, onde, frequentemente, o digital passa a ser secundário.

Mas e se…?
Essa é a pergunta que deve ser feita constantemente no marketing. Se o marketing digital não está trazendo resultados, não se acomode, teste sempre. Para concluir, uma dica valiosa: não basta contratar alguém e esperar que tudo se resolva. Nossa experiência mostra que os melhores resultados sempre envolvem clientes mais engajados, seja trazendo ideias, gerando conteúdos ou acompanhando o processo. Estar presente faz toda a diferença.
Por fim, compartilho uma frase que li recentemente no livro “A Estratégia da Inovação Radical”: “A verdadeira inovação não está em colocar uma tecnologia no mercado, mas sim em atender melhor os clientes, chegar a novos mercados, reduzir o custo dos serviços e criar novos negócios.”
Assim, a tecnologia, o marketing digital, os dados e tudo mais devem ser vistos como meios. A estratégia e os clientes devem sempre vir em primeiro lugar. Então, se precisar de ajuda com o marketing da sua empresa, em vez de perguntar “Você faz Tik Tok?” pergunte-se se essa é realmente a melhor escolha para o seu negócio, ou reformule a pergunta.
Essas são nossas sinceras percepções após algum tempo trabalhando nesse mercado. Se quiser conversar, especialmente se discordar de alguma ideia, deixe um comentário!